Cuidando da caspa
A caspa é o nome popular da dermatite seborreica. Essa doença de pele que a faz ficar irritada, vermelha e descamar, acometendo tanto a face quanto o couro cabeludo. Essa descamação causa aqueles floquinhos brancos que se espalham sobre a roupa.
A dermatite seborreica ocorre pela grande concentração de glândulas sebáceas e também pela presença do fungo Malassezia furfur. Sabemos que ela piora muito com as mudanças de temperatura, tanto no frio, quanto no calor. O nível de stress pode cooperar com sua intensidade também.
Os banhos quentes podem contribuir com a piora do quadro, assim como não secar os cabelos após o banho. Além disso, a caspa contribui com a queda de cabelo, por isso, devemos tratá-la para deixar os cabelos mais fortes.
Existem vários tratamentos para a pele e cabelos que devem ser orientados pelo dermatologista. Não saia pegando qualquer coisa na prateleira! Uma super novidade são os probióticos que através da melhora da saúde intestinal melhoram muito a qualidade da pele.
Dicas para amenizar o problema:
- Secar os cabelos após o banho, de preferência com secador frio para não danificar a haste do cabelo;
- Lavar o cabelo com água fria ou morna;
- Utilizar produtos indicados pelo dermatologista;
- Cuidar da alimentação, do sono e da saúde emocional.









