Você tem ou conhece alguém que o furo da orelha é rasgado ou com alargamento? O lóbulo que é aquela estrutura molinha que fica na parte inferior das orelhas, é uma região muito sensível e totalmente desprovida de estruturas de sustentação, como músculos e cartilagem. A soma de fatores como peso e uso prolongado de brincos e alargadores são as principais causas de rasgos na orelha.
Infelizmente é um problema estético muito comum. Por isso atenção: um "rasguinho" inicial no lóbulo pode resultar em infecções, formação de queloides, fissuras maiores e até a ruptura total do lóbulo. Apesar de não ser um problema grave de saúde, a pessoa que possui a orelha rasgada, além de não se sentir bem esteticamente, tem problemas na sua saúde emocional.
Mas sabia que temos a solução para orelhas rasgadas? Para reconstruir o lóbulo é preciso costurar a orelha furada em um procedimento cirúrgico que chamamos de Lobuloplastia. Falaremos mais sobre ela:
A lobuloplastia é a cirurgia plástica que tem como objetivo reconstruir o lóbulo da orelha. Entre as opções de tratamento estão: a reconstrução do lóbulo alargado, partido ao meio ou quando o furo do brinco da orelha alargou.
É retirado parte da pele que está ao redor do rasgo e em seguida, a orelha é costurada, fechando o orifício aberto do lóbulo, deixando no lugar do rasgo uma cicatriz discreta. Para o conforto do paciente é aplicado uma anestesia local. A lobuloplastia é um procedimento simples e seguro e não possui restrição de idade.
Na maioria das vezes a lobuloplastia é uma cirurgia rápida, com duração em torno de 1h, podendo ser realizada no consultório, mas o procedimento depende da necessidade de cada paciente e de um cirurgião capacitado para produzir o melhor resultado estético possível.
O pós-cirúrgico é super tranquilo e não atrapalha as atividades diárias. Os pontos da cirurgia são retirados de 10 a 14 dias, e após, você pode optar por um novo furo na orelha.
De modo geral, para fazer uma lobuloplastia não existem contraindicações, mas, você deve conversar com o seu médico para tirar todas as suas dúvidas e se informar se esse procedimento é a única solução para o seu problema.
A lobuloplastia tem um pós-operatório bastante tranquilo, podendo retornar de imediato às suas atividades cotidianas. É normal a região ficar um pouco dolorida e inchada, mas a dor costuma ser leve e pode ser minimizada com o uso de analgésicos.
Os pontos deverão ser retirados pelo seu cirurgião depois de 10 a 14 dias da intervenção. A orientação após a cirurgia de lobuloplastia é evitar a exposição direta ao sol e utilizar sempre o filtro solar. O resultado final só é obtido, em média, após 3 meses de cirurgia, quando a cicatriz costuma ficar quase imperceptível.
E o melhor de tudo: pode usar brinco ou alargador depois da lobuloplastia sim! Porém, recomenda-se que você não faça o furo no local onde estavam os pontos. Além disso, para fazer um novo furo na orelha, você precisa aguardar cerca de 2 meses após a cirurgia plástica.
Mas claro que cada caso é um caso, por isso siga as orientações do seu médico para não acontecer nenhuma situação desfavorável.
O lóbulo da orelha é uma região muito sensível formada apenas por pele e gordura. E não há sustentação por não ter cartilagem e músculo. Ele não tem, dentro de si, nenhuma estrutura que suporte objetos pesados ou uma tração mais forte. Por isso, com o uso de brincos pesados pode acontecer uma ruptura do lóbulo.
Isso não quer dizer que a mulherada que adora um brinco grande não possa mais usar, não há problemas, desde que seja por pouco tempo e não se torne um hábito frequente. Opte por brincos mais leves!
Não há um peso exato que essa região pode aguentar, mas você tem que observar se o lóbulo está sendo forçado para baixo ou não. Assim, você consegue usar uma grande variedade de brincos, sem prejudicar o furo da sua orelha. Outra coisa que vale ressaltar, é evitar dormir ou praticar atividades físicas usando brincos, pois há grande risco de algum acidente que rasgue a orelha.
Uma boa dica para quem quer evitar o rasgo ou até mesmo para pessoas que já tem um leve alargamento no furo da orelha são os adesivos de sustentação. O adesivo servirá de sustentação para o lóbulo, basta retirar da cartela, colar no lóbulo e colocar o brinco.
Já para quem quer rejuvenescer ou acha que o lóbulo está flácido podemos usar o preenchimento com Ácido Hialurônico. Ele repõe o volume do local e dessa maneira deixar a região mais "gordinha".
Depois de todas essas informações, é importante lembrar que: marque uma consulta quanto antes com o seu médico de confiança. Ele avaliará qual o procedimento que mais condiz com as suas expectativas em relação ao problema na orelha ou no lóbulo.
Acesse a minha
central educativa para mais conteúdos como este!