Nesse mês vamos falar sobre mudanças físicas em algumas fases da vida, começando pela adolescência. Continue lendo e desvende mais sobre este assunto:
Nessa fase, os hormônios trazem uma série de alterações na pele e no corpo. Nota-se que a pele fica mais
oleosa
e propensa ao desenvolvimento de
acne, além disso, a
sudorese
se vê intensificada e o adolescente pode sentir a necessidade de aderir aos desodorantes.
No corpo feminino inicia-se o surgimento do broto mamário da pilificação nas axilas e na púbis. A gordura corporal
se distribui de maneira diferente havendo um aumento de depósito nos quadris e coxas. Já nos homens a oleosidade da pele pode ser ainda maior levando a uma
acne mais severa
e o
ganho de massa muscular é acentuado. Em ambos os sexos, o crescimento rápido pode levar ao surgimento de
estrias.
Todas essas alterações físicas em conjunto com o novo papel social que o adolescente possui, além das alterações mentais da abrupta mudança hormonal, podem fazer com que essa fase seja complicada e acompanhada de uma série de incertezas.
O primeiro passo é compreender que uma certa irritabilidade e sensação de não ser compreendido assim como necessidade de ser aprovado pelo grupo é natural durante essa transição.
Amadurecer não é fácil! No entanto, quando há um esclarecimento e um cuidado com relação a essas transformações físicas, mentais e sociais, essa fase pode ser mais suave e preparatória.
Se você é adolescente e percebe em si uma dificuldade de aceitação das mudanças que estão acontecendo, ou se você é pai, mãe de adolescente ou mesmo parente próximo, não deixe de ajudar na esfera que for necessário.
Na minha área, reconheço que simples
cuidados de pele
e muitas vezes alguns
tratamentos
podem ser fundamentais para tornar essa fase da vida ainda mais saborosa!