Sabe aquelas bolinhas que aparecem nos braços? Na verdade, o verdadeiro nome dessas alterações na pele é queratose pilar ou ceratose folicular e não atinge só os braços, pode surgir nas nádegas, coxas e face, especialmente nas bochechas. A condição pode atingir qualquer pessoa, mas as mais vulneráveis são as que possuem histórico de de bronquite, asma brônquica, rinites e sinusites alérgicas de repetição.
A queratose pilar ocorre pelo acumulo de queratina, proteína responsável pela proteção da pele, que evita a entrada de substâncias nocivas a ela. O acúmulo dessa proteína em algumas regiões do corpo acaba formando as temidas bolinhas, deixando a pele avermelhada e com a textura áspera.
O uso de roupas muito apertadas, a falta de hidratação e as mudanças climáticas podem intensificar o quadro da irritação na pele, o primeiro passo para diminuir a quantidade de bolinhas no corpo é hidratá-lo com creme, além disso, loções, sabonetes e gel esfoliantes podem ser recomendados pelo dermatologista.
Dependendo do grau, podem ser realizados os procedimentos de microdermoabrasão e peeling, além de medicações tópicas. Vale ressaltar que assim como as espinhas, a queratose também não deve ser manipulada, pois pode deixar marcas e cicatrizes.