No último domingo (20), o Fantástico apresentou uma reportagem sobre as dezenas de mulheres que dizem terem sido enganadas por dentistas em tratamentos estéticos.
Em demais matérias encontramos diversos nomes, onde destaco uma nutricionista, que tinha a intenção de afinar um pouco o nariz, mas não o bastante para uma cirurgia de rinoplastia. Então interessou-se pelo que viu nas redes sociais, tratamentos nomeados “rinomodelação definitiva”, “new nose”, “nose job level five”. Como resultado, após uma semana não havia possibilidade de respirar com o nariz. Quase um ano se passou e a nutricionista hoje precisa de ajudas médicas, como um otorrinolaringologista, um dermatologista e um cirurgião plástico, fora o acompanhamento psicológico por toda a situação que passou.
Embora a harmonização seja geralmente considerada um procedimento seguro, quando não realizada por profissional treinado ou quando a técnica não é realizada de forma correta, o procedimento pode trazer alguns riscos.
O dermatologista diretor da SBD, Egon Daxbacher, afirma que procedimentos como esse, que são propriamente invasivos, pela lei do Ato médico, só devem ser realizados por médicos. Pois, se trata de um procedimento injetável e requer profundo conhecimento sobre peles e tecidos.
Leia sobre isso no site da SBD!
Veja também essas dicas no
Fantástico!