O cacau traz muitos benefícios para a nossa saúde: ajuda combater os radicais livres, o que é ótimo para a pele. É rico em feniletilamina e triptofano, substâncias que proporcionam a sensação de bem-estar, teobromina, que promove diminuição da pressão arterial e polifenóis, como flavonoides que possui ação anti-inflamatória.
Mas, agora sabendo desses benefícios, vocês devem estar se perguntando como o chocolate que é derivado do cacau pode ocasionar espinhas. Os produtos que encontramos no mercado apresentam um índice glicêmico elevado, o que leva ao estimulo da glândula sebácea que provoca a acne por obstrução dos poros. Quem tem predisposição a ter acne pode perceber o surgimento de algumas espinhas ao ingerir chocolate em excesso. Isso pode ser causado pelos açucares, pela gordura hidrogenada e pela própria proteína do leite com que é feito o chocolate.
Os chocolates amargos são as melhores opções para pessoas de pele oleosa ou com acne. O ideal é escolher concentrações de cacau a partir de 70%, assim mais benefício do cacau e menos acne! Existe o cacau em pó (100% cacau), que pode substituir um achocolatado comum. Como é amargo, pode ser misturado com adoçantes naturais de preferência em leites de coco, arroz ou amêndoa que são melhores para nossa saúde. Agora, se a acne pós-páscoa já esta aparecendo, podemos utilizar os medicamentos tópicos, medicamentos orais, peelings e laseres no consultório para sair da fase aguda! Uma alimentação equilibrada e cuidados básicos com a pele podem manter essas condições afastadas, por isso, peça as melhores indicações ao seu médico.