O verão combina com férias, sol e praia, mas combina também com proteção solar. Muitas pessoas, principalmente as mulheres adoram ficar bronzeadas e é preciso fazer isso com cuidado para não expor riscos à pele. O ideal é que a pessoa se exponha mais ao sol antes das 10h e após ás 16h, mas mesmo nesses horários deve ser feito o uso do protetor solar.
A cor bronzeada é adquirida gradativamente, então não adianta ficar horas no sol e esperar que a pele apresente um aspecto diferente, essa exposição excessiva pode ser perigosa e os resultados dependem totalmente do tom de pele, você sabe qual é o seu? Para saber, utilizamos a escala de Fitzpatrick, a qual classifica a pele em seis fototipos, diferenciados pela cor e reação à exposição aos raios solares. Identifique o seu abaixo:
Existem vitaminas orais que auxiliam o processo de bronzeamento, além da esfoliação e hidratação da pele, que removem as células mortas e deixam o corpo preparado para uma cor bronzeada.
Não podemos esquecer que a alimentação também tem grande influência, principalmente os alimentos ricos em betacaroteno, ou seja, pigmentos naturais responsáveis pelas cores vivas das cenouras, laranjas, beterrabas e folhas verde-escuras, consumi-los pode despertar mais produção da melanina (pigmento da pele) e consequentemente o bronzeado. Aproveite o verão e se cuide!