Cuidados com a pele e cabelos oleosos
Pele e cabelos ficam oleosos pelo suor e pelas alterações hormonais que produzem sebo em excesso, mas hábitos como banho quente, uso do secador com alta temperatura e alguns produtos podem contribuir. O aspecto de oleosidade é mais visível na raiz dos fios e na chamada zona T do rosto, região entre a testa, nariz e queixo.
Para a pele, a pessoa pode optar por uma limpeza profunda e peeling, além do uso de medicamentos tópicos que ajudam no combate da oleosidade, é fundamental aplicar nas regiões oleosas somente produtos que não pioram o quadro, como sabonetes, protetor solar, maquiagens e tônicos e sempre enxaguar o rosto com água fria ou morna. Sempre retirar a maquiagem é ideal, para isso pode ser usada loção micelar.
Para amenizar as alterações do couro cabeludo, é necessário utilizar produtos orientados pelo médico, como shampoos secos, condicionadores e cremes, evitar ao máximo lavar os cabelos com água muito quente, principalmente no inverno. Para quem usa secador, o ideal é deixá-lo numa temperatura mediana.