Dezembro laranja é uma campanha nacional que visa estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele. Tendo início em 2014, pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), a campanha ressalta as principais ações para combater o câncer mais comum no país, com 176 mil novos casos ao ano, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).
Este ano, o slogan da SBD para o dezembro laranja é “Se exponha, mas não se queime”, a frase visa conscientizar as pessoas sobre a importância de se proteger dos raios solares, sem deixar de aproveitar o verão e as férias.
Além de protetores solares de no mínimo FPS (Fator de Proteção Solar) 30, chapéus, óculos escuros, roupas que possam cobrir boa parte do corpo ou que possuam proteção contra os raios solares, principalmente para profissionais que trabalham se expondo ao sol são essenciais. A hidratação constante também faz parte dessas medidas, sem se esquecer de reforçar os cuidados com a pele, principalmente entre 10h e 16h.
As principais ações no mês são iniciativas de conscientização sobre o uso de filtro solar em parques, ruas e praias, além de posts nas redes sociais com a hashtag Dezembro Laranja. Fique por dentro do assunto e se proteja!
#dezembrolaranja #protetorsolar #câncerdepele