A herpes simples é causada pelo vírus HSV (Vírus do Herpes Simples Humano). Pode ser divida em TIPO 1: lesões orais e TIPO 2: lesões genitais. Ocorre pelo contato com o vírus através de pessoas ou objetos contaminados. O herpes TIPO 2 é considerado uma doença sexualmente transmissível.
O primeiro sinal que o herpes vírus vai se manifestar é uma sensibilidade maior no local, seja dor ou coceira, e logo em seguida surgem pequenas vesículas agrupadas na área afetada. Essas vesículas rapidamente se rompem deixando erosões e feridas no local. Essas feridas podem deixar cicatrizes.
Apesar desta história toda, facilmente o herpes se confunde com outras lesões de pele, principalmente na região genital. Não fique na dúvida! Procure um especialista para te avaliar. O herpes vírus pode se manifestar em qualquer faixa etária, desde a infância quando chamamos as lesões ao redor da boca de "sapinho" até a idade avançada. Pode aparecer em qualquer região do corpo até duas semanas após o contato com o vírus e sabemos que é muito comum a recorrência da lesão inclusive no mesmo local. Tratar é simples! O difícil é evitar a recorrência. Porque uma vez que tivemos uma infecção, ela pode reaparecer todas as vezes que tivermos uma queda importante de imunidade ou uma lesão na pele que propicie a proliferação do vírus. Então, vamos lá para o que devemos fazer com relação a tratamento e prevenção: - Evitar contato com pessoas que possuírem lesões ativas. - Tomar as medicações adequadas na dose indicada por via oral, sempre com orientação médica. Tratar adequadamente evita a recorrência e as cicatrizes que a lesão pode deixar! Os cremes, infelizmente não têm eficácia. - Suplementos orais a base de lisina são ótimos para prevenir recorrência das lesões. - Cuidados com a pele como; evitar queimadura solar, evitar abrasão e desidratação.
- Se herpes genital, pesquisar todas doenças sexualmente transmissíveis para não deixar passar nada sem tratamento. Lembrar de fazer profilaxia, principalmente após laser e peeling junto ao dermatologista é importante também! Muitas vezes, surgem lesões pelo procedimento.