HPV é a abreviatura de Papilomavírus Humano, vírus que atinge a pele e as mucosas, causando lesões e verrugas que podem desencadear cânceres, como vulvar, anal, peniano e principalmente o câncer de colo de útero. Pode atingir qualquer pessoa e se instala em qualquer região do corpo, basta ter pequenos traumas nele como porta de entrada para o vírus.
A transmissão ocorre pelo contato de pele com pele, mas a principal forma é através da relação sexual, por isso está entre as doenças sexualmente transmissíveis de maior ocorrência. Existem diferentes tipos de HPV, estudos concluem a existência de 100. Alguns só causam alterações no corpo após meses ou anos de infecção, portanto, é essencial fazer exames de rotina frequentemente.
Quando a presença do vírus é evidente, o sintoma mais comum é o aparecimento de verrugas de cores mais escuras ou da cor da pele, frequentes nas áreas genitais, mãos, ânus e solas dos pés, se alguma dessas alterações surgir, o médico deve ser procurado o mais rápido possível.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico pode ser feito por exames como papanicolau, colposcopia, peniscopia ou anuscopia. Além da avaliação das alterações na pele. O tratamento das lesões pode ser feito com ácidos, cremes ou cauterização e o sistema imunológico se encarrega de combater ao vírus.
Quando diagnosticado, o paciente deve informar o parceiro e incentivá-lo a fazer exames também, em alguns casos, um acompanhamento psicológico ajuda muito no processo de tratamento.
O uso de preservativos e a vacinação são as melhores maneiras de se prevenir. Além da higienização do corpo, principalmente das partes intimas e o hábito de realizar exames clínicos uma vez ao ano para prevenir e tratar precocemente possíveis doenças. Previna-se!