A resposta é: hoje!
A
ninfoplastia, também conhecida por
labioplastia, é uma cirurgia íntima realizada para corrigir a
hipertrofia dos pequenos lábios vaginais
em algumas pessoas. Essa hipertrofia trata-se do crescimento desproporcional da região dos pequenos lábios, causando uma assimetria que pode comprometer a saúde e autoestima do indivíduo.
As principais queixas em meu consultório para a decisão de realizar essa cirurgia são: estética em roupas justas e dor no momento da relação sexual.
A presença de
mau cheiro na região genital
também é um sinal de que a ninfoplastia pode ser uma opção, considerando que o tamanho dos pequenos lábios dificulta a higienização do local.
A principal função dos pequenos lábios é
proteger a entrada vaginal contra
agentes infecciosos, com isso as mulheres acreditam que com a cirurgia, ficam expostas a essas infecções. Mas essa preocupação não precisa existir.
A
ninfoplastia apenas reduzirá os pequenos lábios, permitindo que ainda cumpra com sua função de proteger a área íntima da mulher de possíveis agentes infecciosos.
A cirurgia de ninfoplastia é a única solução para a diminuição dos pequenos lábios, considerando que não existem remédios que trazem esse efeito. A cirurgia é relativamente rápida, e segura para ser realizada no consultório médico, e as mulheres que a realizam costumam receber alta no mesmo dia.
Uma dúvida comum no consultório é: Qual o tempo para retomar as atividades comuns do dia a dia?
O repouso maior deve ser mantido pelo período de três dias após a cirurgia. Depois disso, quem trabalha sem realizar grandes esforços físicos poderá voltar à rotina.
Quem trabalha com esforço físico ou que precisa caminhar muito, deve conversar com o médico cirurgião para saber a quantidade de dias que deve esperar para retornar.
Os exercícios que pressionam a região operada devem ser os últimos a retornar ao dia a dia. Os demais, a paciente poderá retornar gradualmente após a terceira semana da cirurgia.
Por proteção ao desconforto e dor que a paciente pode sentir com o ato, é recomendado não manter relações sexuais nos próximos 30 a 45 dias da cirurgia.
Durante os primeiros 30 dias, a paciente deve usar calcinhas mais frouxas de algodão e roupas bastante confortáveis, que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa.
Se você está pensando em realizar a cirurgia de ninfoplastia, os meses de férias são ideais considerando o tempo de recuperação e repouso, fora que você poderá ir ao consultório do seu médico cirurgião quantas vezes você julgar necessário.
Nos últimos meses, a cirurgia de ninfoplastia vem ganhando visibilidade na mídia e nas redes sociais, um grande tabu quebrado, já que muitas mulheres sofrem com o desconforto do crescimento excessivo dos pequenos lábios, então,
não há motivo para não tratar aquilo que incomoda e pode estar atrapalhando a mulher socialmente.
É sobre liberdade e suas possibilidades, graças às opções para solucionar o problema.