Isso mesmo que você leu! Segundo a matéria divulgada no dia 04/01/2022 pelo UOL notícias, a União Europeia proibiu o uso de 25 pigmentos coloridos em tatuagens por causarem riscos à saúde. Mais de 4 mil produtos químicos foram proibidos pela Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA), a regulamentação visa limitar o uso de produtos que sejam prejudiciais à saúde. Dentre as inúmeras substâncias proibidas, as que mais se sobressaem são os corantes e pigmentos utilizados na formulação de tintas para tatuagens ou maquiagens permanentes.
Os pigmentos e corantes podem ser cancerígenos, causar mutações genéticas, afetar a capacidade reprodutiva, causar alergias de pele, entre outras coisas.
A regulamentação restringe o uso de tintas que levam mercúrio, níquel, cobalto, metanol, certos corantes vermelhos, laranjas, amarelos, violeta e azul.
Segundo a Agência Europeia, os pigmentos de tinta podem migrar da pele para diferentes órgãos, como, por exemplo, os linfonodos e o fígado, e os produtos químicos mais nocivos nas tintas podem ser liberados no corpo durante a remoção da tatuagem a laser, que decompõe os pigmentos e outras substâncias em partículas menores.
Outros países também já adotaram, sendo eles: França, Bélgica, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Eslovênia.
Conforme a comissão europeia, existem alternativas seguras no mercado, no entanto, os tatuadores contestam esta informação. A substituição desses produtos é um verdadeiro desafio, pois os 25 pigmentos proibidos, constituem a maior parte da paleta de cores das grandes marcas mais difundidas na Europa, principalmente as provenientes de fabricação norte-americana.
Perguntando ao seu tatuador sobre as tintas utilizadas. No Brasil existem algumas marcas – nacionais e internacionais – que são legalizadas pela ANVISA para uso em estúdios de tatuagem. Em sua visita ao estúdio, pergunte com quais marcas o profissional trabalha e se há alguma cor com risco de maior de reação alérgica. Como mencionado, o pigmento vermelho pode desencadear alergia em algumas pessoas. Se você tem constantes alergias de pele, comente isso com o tatuador, que indicará tintas que serão mais adequadas para a sua tatuagem. Anote e depois confira no site da ANVISA se as marcas estão dentre as permitidas no país.
Uma outra dica que pode ser feita durante sua visita ao estúdio. Assim como qualquer outra profissão, os tatuadores precisam ser capacitados e estar em constantemente aperfeiçoando. Ou ao menos já terem recebido um certificado pela qualidade do serviço e limpeza do local.
Enquanto estiver no estúdio procure por essas certificações, que provavelmente estarão expostas na parede.
A tatuagem é um procedimento sério! Isso significa que o ambiente em que será feita deve ser limpo! O profissional deve utilizar luvas, ter materiais para a degermação da pele, plástico para forrar a cadeira e trabalhar com agulhas descartáveis. Há contato com sangue, por isso é de suma importância o uso das luvas e agulhas descartáveis. Veja se há álcool em gel, torneiras e sabonetes nas proximidades, que permita ao profissional lavar as mãos antes de colocar as luvas e dar início a tatuagem.
De acordo com as normas oficiais da ANVISA, no Brasil atualmente às três marcas autorizadas são:
Tinta para tatuagem Starbrite Colors – Amazon Indústria, Comércio, Exportação e Importação de Produtos Especializados.
Tinta para tatuagem Electric Ink – Electric Ink Indústria Comércio, Importação e Exportação LTDA.
Tinta para tatuagem Iron Works – Brasil LTDA.