O cabelo passa por três fases, anágena, catágena e telógena, na primeira, os fios estão em crescimento, no período de 2 a 6 anos, na segunda, os fios estão em repouso, permanecem assim por uma ou duas semanas e na terceira e última, os cabelos mortos estão sendo eliminados, a queda ocorre nesse momento e, essa etapa dura cerca de dois meses. Lembrando que é considerado normal perder cerca de 120 fios de cabelo por dia.
A queda de cabelo é umas das queixas mais frequentes nos consultórios de dermatologia, é preciso prestar atenção se está caindo na medida certa ou excessivamente, é possível analisar isso na hora do banho e enquanto penteia os fios. Se você perceber que algo está errado, procure um dermatologista.
No consultório, é realizado um teste de tração, nada mais é que uma avaliação do couro cabeludo e dos fios, sendo utilizado um aparelho específico e se necessário, um tricograma. Além de examinar os fios, é essencial fazer exames de sangue para avaliar a saúde, pois muitas doenças têm queda dos cabelos como um dos sintomas.
PERDA DOS FIOS APÓS A GESTAÇÃO
São os hormônios, especialmente progesterona e estrógeno que provocam alterações na cabeça da mamãe. Durante os nove meses gestacionais, a fase anágena ganha força, por isso, os cabelos ficam mais consistentes e bonitos, cerca de três meses após o parto, o nível dos hormônios começa a se estabilizar e a fase telógena chega, causando a perda dos fios temporariamente.
A mamãe não deve ficar muito preocupada com esse fato, pois é algo natural. O ideal é manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, além de cuidar do cabelo, evitando prendê-lo, secar, escovar com frequência ou aplicar produtos químicos nele, assim ele volta a crescer saudável.
Não se preocupe, você não vai perder seus cabelos, existem muitas formas de tratamento. Espumas, vitaminas, aplicação de medicação, LED e medicamentos poderão te ajudar a combater a queda. Consulte o dermatologista, identifique e solucione seus problemas!
#quedadecabelo