Ocasionadas por uma incompetência das válvulas dentro das veias que fazem o sangue circular normalmente e voltar das pernas para o coração, as varizes podem se apresentar de diversas formas; finos vasos avermelhados (telangectasias), veias grossas de cor roxa ou azulada e nódulos grossos que sobressaem do plano da pele.
Atingindo mais o sexo feminino, especialmente nas pernas, os principais fatores que levam ao seu surgimento são: a ação dos hormônios femininos, uso de métodos anticoncepcionais, gestação, sobrepeso, sedentarismo, excesso de esforço físico e hábitos, como ficar muito tempo em pé ou sentada. Podem causar dor e deixar as áreas inchadas, mas em alguns casos, como os vasos mais finos, o desconforto é apenas estético.
Como ocorre?
O sangue é bombeado pelo coração para o interior das artérias, a partir disso ele será conduzido para todas as partes do corpo, as veias têm a função de retornar o sangue de volta ao coração, elas contêm válvulas que as ajudam a vencer a gravidade, e quando essas válvulas se tornam fragilizadas, o sangue se acumula e alarga as paredes das veias, esse processo forma as varizes.
Na presença de veias mais calibrosas, devemos avaliar a circulação com um exame especifico de ultrassonografia doppler de membros inferiores para saber se existe ou não alguma obstrução em vasos profundos que podem estar causando as varizes superficiais. É essencial fazer a avaliação antes de realizar procedimentos ou cirurgias, a fim de evitar ainda mais complicações circulatórias.
Tratamento
O primeiro passo é avaliar o grau das varizes para definir a abordagem. Algumas medicações podem ser usadas para melhorar a circulação e mudanças de estilo de vida são essenciais para o tratamento e prevenção do quadro.
Para os vasos finos e superficias, que é o quadro mais frequente na população e que traz desconforto estético podemos tratar com escleroterapia, que é a injeção de glicose nos vasos ou mesmo com o laser, que torna o procedimento mais rápido, eficaz, menos doloroso e com menos risco de complicações. O laser utilizado é o Nd:Yag 1064, que tem a hemoglobina como alvo que atrai a energia do laser. A intensidade do laser depende da espessura e profundidade das veias, o procedimento proporciona menor desconforto desde o início até a recuperação.
Recomendações
- Faça exercícios físicos diariamente, principalmente os que tonificam os músculos das pernas. - Eleve seus pés e pernas sempre que possível, no ambiente de trabalho mantenha um suporte para isso debaixo de sua mesa. - Não fique em pé ou sentada por um longo período, faça alguns minutos de intervalo para andar ou descansar. Especialmente em vôos longos. - Considere a necessidade de utilizar meias elásticas de compressão, elas diminuem a dilatação dos vasos sanguíneos das pernas e evitam o acumulo do sangue nas extremidades, quando for viajar, use-as também. - Ao sentar, não fique com as pernas cruzadas por um longo período. - Evite o sobrepeso e sedentarismo. Exercite-se! - Evite usar roupas apertadas, principalmente calças e meias que dificultam a circulação sanguínea.