A criolipólise veio para reduzir a gordura localizada! Principais dúvidas sobre o procedimento
A tão temida e odiada gordura localizada não precisa mais ser mais um problema!
Mesmo fazendo dieta equilibrada e exercícios físicos regulares, aquela gordurinha localizada é difícil de ser eliminada né? Mas felizmente, a tecnologia é aliada da estética e cada vez mais traz procedimentos menos invasivos e mais confortáveis para o paciente, que quer evitar uma cirurgia como a lipoaspiração.
A criolipólise é conhecida como a lipoaspiração sem cortes, é uma técnica congela as células de gordura e que consegue fazer a eliminação definitiva de até 35% de gordura na região tratada.
O aparelho de criolipólise possui diferentes ponteiras que se adaptam em qualquer região como: abdômen, flancos, papada, gordura axilar, braços, interno das coxas e a gordura pequena no joelho. Os homens podem fazer a aplicação no peitoral.
1.ª: Qualquer um pode se submeter a uma criolipólise?
A melhor indicação da criolipólise é para quem deseja melhorar o contorno corporal. Mulheres e homens com gordura localizada e até médio sobrepeso.
Outro exemplo, é o paciente perdeu muito peso recentemente ou não quer se submeter a cirurgia plástica mais invasiva.
É fundamental uma avaliação médica antes de submeter ao tratamento de criolipólise, pois, a pessoa precisa ter a indicação do médico para fazer este procedimento.
Durante a avaliação a especialista mede o tamanho da gordura, faz a análise da pele e a composição corporal.
Logo, o procedimento NÃO é recomendado para pessoas:
- Grávidas e lactantes (podem realizar o procedimento após 6 meses do parto);
- Obesas;
- Que possui alguma doença relacionada ao frio;
- Com hérnia na região a ser tratada ou com cicatrizes;
- Com diabetes descontrolada;
- Que tenham infecções de pele.
E atenção! Se o tipo de gordura não precisa ser tratada com esta técnica, o profissional vai estar prometendo um falso resultado e colocando a vida do paciente em risco.
Portanto, antes de se submeter a criolipólise, certifique-se de que o profissional escolhido está apto para atendê-lo.
2.ª: Para onde vai toda a gordura congelada?
Um tratamento estético simples e seguro, a criolipólise destrói as células de gordura através do congelamento.
Esta técnica é baseada na intolerância das células de gordura a baixas temperaturas, a tecnologia deste aparelho suga a área a ser tratada e faz com que ocorra um resfriamento intenso que pode chegar até -8ºC.
Provocando a apoptose, ou seja, faz com que o organismo comece a estimular a morte dessas células de gordura, o organismo deixa de reconhecê-las como parte dele, expelindo-as assim, naturalmente pelo sistema linfático. Essa gordura não é eliminada por vias excretoras de urina e fezes, como muitos acham.
No caso da cirurgia de lipoaspiração essas mesmas células são retiradas da região, porém de forma invasiva. A criolipólise garante a eliminação de cerca de 25% a 30% da gordura que entra dentro da ponteira.
3.ª: O procedimento dói?
A criolipólise é um dos tratamentos estéticos que causam menos dor, pois não é invasivo e a técnica é segura e confortável.
Às vezes é possível sentir um desconforto ou uma sensação de beliscão durante a sucção, mas passa devido à anestesia causada pela baixa temperatura do aparelho.
É muito comum, após o tratamento, a região tratada ficar dolorida durante as primeiras horas ou a pele ficar vermelha e inchada, mas é passageiro e não representa nenhum desconforto. A região pode ficar sensível por aproximadamente 7 dias.
Não é necessário nenhum tipo de repouso e a recuperação é rápida. Após a sessão você já pode executar suas atividades normalmente, esse é um dos motivos pela grande procura por procedimentos como a criolipólise, menos invasivos.
4.ª: Quais os possíveis riscos para a saúde?
É um procedimento seguro mas a queimadura é um risco da aplicação da criolipólise.
Por isso ATENÇÃO:
- Ao médico: certifique-se que o procedimento será aplicado por um profissional especializado, quando feito por um profissional mal preparado, existe maior possibilidade de haver lesões.
- Ao aparelho: precisa estar devidamente calibrado, com a temperatura ajustada e com certificado da ANVISA;
- A manta: que deve estar íntegra, ela é a principal proteção à pele do paciente durante o procedimento;
- As sessões: para evitar uma resposta inflamatória muito exagerada do organismo, é indicado que o intervalo de cada sessão seja de mais ou menos 90 dias.
Caso essas condições não sejam respeitadas, há risco de queimaduras de 2º a 3º grau.
Por isso faça uma avaliação com seu médico, siga suas orientações, para ser um tratamento seguro e com um resultado satisfatório.
5.ª: Quanto tempo dura o efeito da criolipólise?
O efeito é duradouro pois elimina definitivamente até 30% de gordura do local. Mas vale lembrar que o procedimento em si não faz milagres. É fundamental continuar com sua rotina de vida saudável, dieta balanceada e a prática regular de atividade física.
Os resultados da Criolipólise começam a aparecer a partir de 30 dias depois da sessão.
Já o resultado final com 60 dias, tempo que o organismo elimina completamente a gordura congelada. Após este período, deve-se voltar ao seu médico, para avaliar a quantidade de gordura eliminada e se precisará de mais sessões.
Com essas medidas, os resultados da criolipólise serão potencializados.
Acesse minha central educativa
para mais informações como essa!









