Primeiramente é importante saber que uma pessoa perde, em geral, de 100 a 130 fios por dia, então não entre em desespero porque alguns fios estão caindo! E os fios crescem em média 0,35 mm a cada 24 horas. Em geral, o ciclo normal do cabelo programado geneticamente resulta numa troca de todos os fios em um período.
A alopecia androgenética é a forma mais comum de perda de cabelos em homens e afeta mais de 50% desse grupo com idade acima de 50 anos.
Até o momento, não se conhece completamente os mecanismos da alopécia androgenética, mas sabe-se que esse tipo de queda se relaciona principalmente a:
Ela age induzindo mudanças nos folículos. Não só a hereditariedade e a idade estão ligadas à calvície. A genética e o envelhecimento são os motivos mais comuns que levam à queda de cabelos e até mesmo à calvície.
No entanto, o problema tem diversas causas, podendo ser provocado por outros fatores, como o estresse, problemas hormonais e até anemia. Por essa razão é tão importante consultar o médico responsável pelo cuidado com o cabelo, para então, diagnosticar a causa da queda dos fios.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados quando o assunto é queda de cabelo. Por exemplo: Uso de secador! O secador não é vilão, muito pelo contrário, muitas vezes ele nos ajuda em épocas frias no ano, mas é importante utilizar uma temperatura média e manter certa distância para não danificar o seu couro cabeludo!
Outra dica importante é evitar o uso de boné e chapéu, eles abafam o couro cabeludo, podendo causar uma dermatite seborreica e o excesso de oleosidade na raiz, que por sua vez favorecem (ainda mais) a queda do cabelo.
Já ouviu falar que os fios tendem a cair mais em uma determinada época do ano? Isso é verdade! Há indícios de que os fios do cabelo caem mais em algumas estações do ano, como no Outono, por exemplo. Portanto, em países como o Brasil, que não possui estações do ano tão marcadas, este efeito pode ser pouco expressivo.
Outra dica importante é sobre a lavagem do cabelo. Se você tem os fios mais secos, não é necessário lavar o cabelo tão frequentemente, mas se o seu cabelo é oleoso, você deveria aumentar a frequência para retirar a oleosidade que bloqueia o folículo, isso pode auxiliar na queda de cabelo também.
Vamos agora aos mitos e verdades:
Mito! É habitual ver homens rasparem a cabeça quando inicia a queda dos fios. Mas a raspagem não afeta o desenvolvimento do folículo, que é onde fica a raiz do fio de cabelo.
Este também é um mito! Mas é importante não esticar tanto os fios na hora de prender o cabelo, pois isso pode arrancar os fios!
Mito! A calvície é um fator genético, mas também um sintoma do envelhecimento e uma consequência da falta de cuidado precoce com o cabelo.
Isso é verdade! A deficiência de vitaminas pode ser muito prejudicial para nosso cabelo.
Fato! Alguns esteroides usados no treinamento físico têm altos níveis de di-hidrotestosterona, um hormônio presente na testosterona responsável pela alopecia androgenética.
“Existe tratamento para a queda de cabelo”
Verdade. Existem diferentes tipos de tratamentos para a perda de cabelo, com vários graus de sucesso.
Tenha em mente que os resultados não são da noite para o dia, levam um tempo, você precisa ter paciência e acompanhar o desenvolvimento do procedimento.
Alguns tratamentos são: MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele), Mesoterapia capilar, LEDterapia, entre outros.
E aí, tem alguma dúvida que eu não te ajudei por aqui?
Então agende uma consulta pelo Whatsapp!