O vitiligo é uma doença de pele que tem como principal característica a perda da coloração em algumas partes do corpo, decorrente da ausência de melanócitos, ou seja, células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que fornece cor à pele. Estresse físico e emocional, traumas mecânicos e substâncias químicas são fatores que podem desencadear essa alteração.
COMO OCORRE?
É uma doença autoimune, ou seja, o organismo se defende de células presentes nele, no caso da vitiligo, os melanócitos são atingidos, por isso, ocorre a perda de coloração e são distribuídas manchas brancas em partes do corpo (hipopigmentação).
Acomete braços, cotovelos, joelhos, mãos e algumas vezes a região ocular, não traz riscos à saúde física, mas pode afetar altamente a autoestima. Pode estar relacionada com doenças tireoidianas, por isso, o paciente com vitiligo deve sempre investigar se outras condições não surgiram, principalmente se houver piora nas manchas.
Muitas pessoas não se incomodam com as manchas pelo corpo, o que é absolutamente normal, elas se sentem ainda mais bonitas e diferenciadas, já outras não se adaptam, nesses casos, procedimentos dermatológicos como cremes, fototerapia, infiltração e algumas cirurgias podem ajudar. Existem também diversas maquiagens para esse tipo de pele. Procure se sentir bem consigo mesmo sempre, isso é essencial.